23 de set. de 2009

Caminhos Convergentes - Estado e Sociedade na Superação das Desigualdades Raciais no Brasil


Caminhos Convergentes – Estado e Sociedade na Superação das Desigualdades Raciais no Brasil, livro organizado por Rosana Heringer, coordenadora executiva da ActionAid, e Marilene de Paula, coordenadora de programas e projetos da Fundação Heinrich Böll, reúne artigos que fazem uma análise crítica sobre as principais  políticas de promoção da igualdade racial do governo brasileiro a partir de 2001.
 

    A primeira parte contém artigos sobre como a desigualdade racial está contemplada nas políticas públicas de redução da pobreza no Brasil; sobre a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história da África e das culturas afrobrasileiras nas escolas; os avanços e dificuldades dos programas de inserção de estudantes negros no ensino superior; as políticas voltadas para as comunidades quilombolas; as políticas para as mulheres negras.

      Na segunda parte, os artigos identificam os desafios político-estratégicos para avançar na redução das desigualdades raciais no país e tratam do processo preparatório da Conferência Mundial sobre o Racismo, discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas - convocada pela ONU em 2001; dos desafios da agenda antirracista apresentados às ONGs brasileiras; da emergência nas favelas cariocas de grupos de jovens ligados a iniciativas culturais e artísticas, e da institucionalização e participação no Estado do movimento negro.

O livro pode ser adquirido pelo site www.actionaid.org.br ou pelo tel (55-21) 2189-4600. Ou para download gratuito, clique sobre a imagem do livro.

Nenhum comentário:

Outros olhares...

Porque a realidade costuma ser opaca... e, não poucas vezes, nossos olhares escorregam na sua superfície