29 de nov. de 2009

O complexo de violência e devastação da Amazônia brasileira


O caso do sudeste do Pará

O complexo de violência e devastação da Amazônia brasileira

Carlos Walter Porto-Gonçalves


O debate acerca da Amazônia vem sofrendo uma inflexão, sobretudo a partir dos anos setenta.  Desde então a problemática ecológica entra na agenda complexificando ainda mais o debate acerca dos destinos da região.  A internacionalização que, desde sempre, marca a formação geográfica da Amazônia se vê, agora, acrescido desta problemática nova.  Se, por um lado, esse novo agendamento vem sido imposto a partir de uma escala supranacional, ela ganha consistência interna quando se observa a mudança radical no padrão sócio-político de organização do espaço geográfico da Amazônia a partir dos anos 1960, com o projeto geopolítico que envolveu a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.    



A partir de então, a geografia da Amazônia deixa de se organizar exclusivamente em torno dos rios, o que a caracterizava desde o período colonial, e, cada vez mais, passa a ser conformada a partir das estradas e toda logística associada aos grandes projetos de exploração mineral, sobretudo na sua porção meridional - de Rondônia à Amazônia Oriental (o leste paraense e o oeste do Maranhão) passando por todo o norte de Mato Grosso e Tocantins.
 

Para ler o texto completo, clique aqui.

Extraido de: ALAI, América Latina en Movimiento (2008-02-11)

23 de nov. de 2009

14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico no Rio de Janeiro


Evento terá mais de 100 filmes e promoverá oficinas, debates e fóruns

O Cinema e a Antropologia tiveram sempre uma íntima relação de cooperação na valorização do conceito de identidade e diversidade cultural. No Rio de Janeiro, a Mostra Internacional do Filme Etnográfico chega à sua 14ª edição como um dos mais importantes focos de formação e informação do público e também de difusão e produção desse gênero de cinema. Idealizado e produzido pela Interior Produções, o evento acontece de 26 de novembro a 4 de dezembro com exibições gratuitas no Espaço Museu da República, Caixa Cultural e Arte Sesc Flamengo.

14ª  MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO – Mostra de documentários. Caixa Cultural Rio de Janeiro/Cinemas 1 e 2 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Metrô: Estação Carioca), Museu da República (Rua do Catete, 153) e Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, 99). De 26 de novembro a 4 de dezembro. Entrada franca. Mais informações no www.mostraetnografica.com.br

Inclusão e exclusão do negro nos EUA e no Brasil


20 de nov. de 2009

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Contra o racismo, pela cidadania e a vida



Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contemporânea dos negros brasileiros por igualdade de direitos e oportunidades na sociedade




VER no Portal de Geledés - Instituto da Mulher Negra matérias, estudos, notícias e eventos relacionados a essa data que rememora a saga de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contemporânea dos negros brasileiros por igualdade de direitos e oportunidades em nossa sociedade.

18 de nov. de 2009

As veias que nunca fecham...

Equador: Governo regulamenta mineração visando exportação

04/11 – O presidente do Equador, Rafael Correa, assinou três decretos que regulamentam a atividade mineradora no país. Após semanas de avaliação e divergências com setores indígenas e ambientalistas acerca da exploração dos recursos naturais no país, o governo decretou o Regulamento Geral da Lei de Mineração, o Regulamento Especial de Fomento à Pequena Mineração e o Regulamento Ambiental para as Operações Mineradoras. Segundo eles, o Estado poderá conceder a exploração mineral a companhias transnacionais, mas deve ficar com 50% dos royalties e dividendos da atividade. Além disso, as empresas deverão apresentar estudos técnicos e ambientais completos, que garantam o uso de tecnologia limpa. A pequena mineração, que gera cerca de 400 mil postos de trabalho em todo país, será incentivada a organizar-se em grupos para obtenção de crédito, tecnologia e capacitação de pessoal. Correa destacou que a Corporação Estatal Mineira deve fazer alianças com companhias públicas de outros países a fim de obter experiência no setor. A pretensão é de que, a partir de 2012, o Equador se transforme em exportador de minérios.

Fonte: Observatório político sul-americano

Fotografía: “Young People, Work and Development for an INTAG (cloud forest reserve) free of contamination and free of mining!” Image by d∂wn and used under Creative Commons lisense.

11 de nov. de 2009

Saudades do Brasil: documentário sobre Lévi-Strauss

O documentário "Saudades do Brasil", produzido em 2005, faz uma reconstituição da experiência do antropólogo Claude Lévi-Strauss no país. O programa traz uma entrevista exclusiva com um dos maiores intelectuais do século 20, que morreu no último dia 30, em Paris, cerca de um mês antes de completar 101 anos.

Com pesquisa, roteiro e direção de Maria Maia, o documentário tem depoimentos de intelectuais como Antonio Cândido, Jean Malaurie (editor de Tristes Trópicos, uma das principais obras do antropólogo), Manuela Carneiro e Eduardo Viveiros de Castro, além da participação especial de Caetano Veloso e da atriz Juliana Carneiro da Cunha.

Belga de nascimento, mas de família francesa, Lévi-Strauss chegou ao Brasil em 1935, integrando o segundo grupo de professores europeus que vieram dar aulas na recém-criada Universidade de São Paulo (USP). Nessa época, o francês organizou, com o apoio do escritor Mario de Andrade, as famosas expedições às aldeias Bororo, Kadiwéu e Nambiquara. As experiências e registros dessas viagens foram relatados 15 anos depois, no livro Tristes Trópicos.

A equipe da TV Senado registrou a rotina do pensador, que alternava o trabalho diário em casa com duas ou três idas semanais ao minúsculo escritório no mezzanino da biblioteca da École des Hautes Etudes da capital francesa. Lá, ele trabalhava cercado de objetos que comprovavam suas saudades do Brasil: pequenas cerâmicas Kadiwéu, mapa da América do Sul na parede, uma coleção na estante com obras de Guido Boggiani, Mário de Andrade e Euclides da Cunha.

Fonte:
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97134&codAplicativo=2

1 de nov. de 2009

Katanga Business - Filme de Thierry Michel

Em Katanga, no Congo, grandes corporaçőes multinacionais controlam enormes minas de extraçăo de pedras preciosas. Centenas de garimpeiros ilegais buscam sustento ocupando terrenos dentro destas minas, onde trabalham sob condiçőes de extremo risco. Os trabalhadores legalizados, por sua vez, lutam por melhores salários e condiçőes de trabalho, mas seguem ignorados pelos políticos locais, mais preocupados com as oportunidades de assinar contratos milionários com empresários estrangeiros do que com o futuro de seu povo e de sua terra. 

Thierry Michel nasceu em 1952, na Bélgica, e formou-se no Institut des Arts et Diffusion em Bruxelas. Começou a trabalhar na televisăo belga em 1976, tendo realizado programas em todo o mundo. Dirigiu diversos documentários cinematográficos, entre eles o média Gosses de Rio (1990), filmado no Brasil, e os longas Mobuto, Roi Du Zaďre (1999) e Congo River (2005). Realizou ainda dois longas de ficçăo, Hiver 60 (1982) e Issue de Secours (1987) 

Ficha técnica: Cor/Color Digital 120' :: França / Bélgica - 2009 :: Direçăo e roteiro/Direction and screenplay: THIERRY MICHEL Empresa Produtora/Production Company: LES FILMS DE LA PASSERELLE, LES FILMS D’ICI Produçăo/Production: CHRISTINE PIREAUX , SERGE LALOU Fotografia/Photography: MICHEL TÉCHY Montagem/Editing: MARIE QUINTON Música/Music: MARC HÉROUET Documentário com/Documentary with: MOĎSE KATUMBI, RENÉ NOLLEVAUX, GEORGE FORREST, PAUL FORTIN, MISTER MIN Contato/Print Source: DOC & FILMS

Fonte: http://www.grupoestacao.com.br/festivaldorio/2009/2009110491.htm 


Outros olhares...

Porque a realidade costuma ser opaca... e, não poucas vezes, nossos olhares escorregam na sua superfície