4 de fev. de 2019

Narrativas contemporâneas na propaganda corporativa das empresas mineradoras transnacionais: elementos para a análise do “espírito” da mineração - Gabriela Scotto, dez 2018

Para quem possa interessar, compartilho um artigo meu que saiu publicado em dezembro de 2018 sobre narrativas visuais das corporações mineradoras, ocultamentos, deslocamentos e desastres ambientais e sociais que "sujam a imagem" e evidenciam as falacias contidas nas noções de "industria" da mineração e de "mineração sustentável".  Mais um desastre... desta vez, haverá possibilidade de deslocamento por parte capital? Poderão ser absorvidas às críticas? 

RESUMO:

Este artigo toma como ponto de partida a premissa acerca da centralidade dos processos simbólicos para compreender, não só as “mágicas” argumentativas que possibilitam às corporações transnacionais mineradoras apresentarem suas práticas como “sustentáveis”, mas também, a própria lógica da reprodução do capital na base da extração de recursos naturais finitos. Para avançar nessa direção, se analisam os dispositivos imagéticos, em especial os audiovisuais, que compõem a chamada “propaganda institucional” (ou “corporativa”) das empresas, com especial atenção para o caso da empresa brasileira
Vale. O artigo se divide em duas partes. Na primeira, se apresenta uma reflexão sobre o caráter dos filmes publicitários das empresas mineradoras à luz da noção de “narrativas contemporâneas”, abordando metodologicamente esses dispositivos como documentos para a análise do “espírito” da mineração. Na segunda parte do texto, se sugerem algumas leituras das representações imagéticas e narrativas sobre a “natureza” e o “desenvolvimento sustentável”, apontando a “alquimia discursiva” que possibilita a uma empresa de mineração apresentar publicamente suas atividades como “sustentáveis”. O texto se encerra como algumas considerações finais acerca dos desafios e limites que a propaganda corporativa e a captura do desenvolvimento sustentável enfrentam, quando desastres ambientais ocorrem, “sujando a imagem” das empresas, e reduzindo a capacidade do capitalismo produzir um deslocamento para conter as críticas.

Referência bibliográfica:

SCOTTO, Gabriela. Narrativas contemporâneas na propaganda corporativa das empresas mineradoras transnacionais: elementos para a análise do “espírito” da mineração. Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 37-54, nov. 2018. ISSN 2422-7749. 


Para ler o artigo na integra, clicar no link a seguir:  

Narrativas contemporâneas na propaganda corporativa das empresas mineradoras transnacionais: elementos para a análise do “espírito” da mineração

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