Tratando dos dramas humanos, desde o plano social até o mais individualizado, o cinema não poderia deixar de enfocar as migrações. Sendo ele essencialmente movimento, uma expressão de arte que permite expor as sequências – reais e imaginárias – dos percursos de vida de seus personagens, é natural que dedique especial atenção ao migrante, aos seus momentos de passado e presente, às suas divisões entre origens, passagens e destinos.
Os filmes serão exibidos nas tardes dos dias 27 de junho a 1º de julho, sempre a partir das 13:30, com os debates se estendendo até as 17:00, no auditório do IPPUR-UFRJ.
No endereço:
Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM)
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ)
Av. Pedro Calmon, nº 550 - Prédio da Reitoria
5º andar Cidade Universitária -
5º andar Cidade Universitária -
21941-901 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone: 21 2598 1923/1919 - Fax: 21 2598-1923
Inscrições pelo e-mail: NIEM.migr@gmail.com
P r o g r a m a ç ã o :
Dia 27/06, às 13:30:
Uma janela para a lua (Colpo di Luna)
Diretor: Alberto de Simone
Ficção (Itália, 1995)
Um homem volta à pequena aldeia em que nasceu, na Sicília, e resolve reformar sua antiga casa. Completamente envolvido com o futuro - pesquisa a origem dos buracos negros - quer se desfazer do passado. Contrata Salvatore, um velho trabalhador da região, e seus dois filhos. Descobre que eles vivem numa comunidade terapêutica, onde um jovem médico usa uma maneira criativa e diferente de tratar problemas psicológicos.
Versão em italiano, com legendas em português
Debatedores:
Ademir Pacelli Ferreira (diretor do Instituto de Psicologia da UERJ)
Patricia Reinheimer (professora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ)
==========================
Dia 28/06, às 13:30:
Os rapazes maus: crônicas da violência habitual (Les mauvais garçons: Chroniques de la violence ordinaire)
Diretores: David Carr-Brown, Pierre Bourgeois, Patricia Bodet
Documentário (França, 2004)
Como nasce a violência? Como ela se propaga? Quem é violento, como e porque? Quem são os culpados e as vítimas? Para uma possível exploração dessas perguntas, os diretores examinaram uma cidade média, Creil, próxima a Paris. O conjunto La Commanderie, criado para moradores franceses de classe média, tornou-se ao longo do tempo um bairro étnico, habitado principalmente por imigrantes e marcado pela atuação violenta de gangues. O filme aborda, do ponto de vista da política de habitação e da imigração, quarenta anos de história da sociedade francesa.
Versão em francês, com legendas em espanhol
Debatedoras:
Luciana Correa do Lago (professora do IPPUR-UFRJ)
Maria Julieta Nunes (professora do IPPUR-UFRJ)
===========================
Dia 29/06, às 13:30:
Pão e Chocolate (Pane e cioccolata)
Diretor: Franco Brusati
Ficção (Itália, 1974)
Nino é imigrante na Suíça e trabalha como garçom. Ao perder seu visto de imigrante temporário, decide permanecer no país como indocumentado, enfrentando diversos problemas, entre eles o preconceito dos suíços. O filme retrata um momento na qual os italianos constituíam parte significativa da mão-de-obra dos europeus do sul que migravam para os países ao norte, permitindo uma reflexão sobre o momento atual, no qual a Itália tornou-se um país de imigração e também expõe sua rejeição aos estrangeiros.
Versão em italiano e alemão, com legendas em português
Debatedoras:
Miriam de Oliveira Santos (professora do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ)
Syrléa Marques Pereira (coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Imigração e Estrangeiros da UERJ; pós-doutoranda em História como bolsista FAPERJ)
============================== =
Dia 30/06, às 13:30:
Atravessando o Arizona (Crossing Arizona)
Diretores: Dan DeVivo, Joseph Mathew
Documentário (EUA, 2006)
“Crossing Arizona” expõe a tensa situação das relações entre migrantes, estado e organizações da sociedade civil na fronteira EUA-México. O aumento nos controles de fronteira na Califórnia e Texas empurrou migrantes indocumentados para tentar a difícil travessia através do deserto do Arizona. A maioria são mexicanos em busca de trabalho, mas cada vez mais tentam também mulheres e crianças em busca de reunificação com os familiares que já se encontram nos EUA. O filme examina a crise através dos olhos daqueles mais afetados, desde os migrantes até aqueles que zelam para que cercas continuem impedindo a travessia, bem como para os que apóiam e defendem a migração.
Versão em inglês e espanhol, com legendas em inglês nas partes em espanhol
Debatedores:
Helion Póvoa Neto (professor do IPPUR-UFRJ)
Thaddeus Gregory Blanchette (professor do Campus Macaé da UFRJ)
===========================
Dia 01/07, às 13:30:
Migrantes
Diretor: José Roberto Novaes
Documentário (Brasil, 2007)
A vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais paulistas é o tema central de “Migrantes”. Resultado de parceria entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro, São Carlos, Maranhão e Piauí, o documentário retrata, por meio de depoimentos e imagens marcantes, os obstáculos que os trabalhadores que migram para trabalhar no corte de cana enfrentam. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.
Versão em português, sem legendas
Debatedor:
José Roberto Novaes (Professor do Instituto de Economia Industrial da UFRJ)
Um comentário:
Seria possivel enviar esses filmes por email ou postar no youtube para auxilio em minha monografia?
Desde já agradeço.
jordania_geografia@hotmail.com
Postar um comentário